terça-feira, 1 de novembro de 2011

Polêmica Lobato X CNE - a sabedoria do politicamente correto

   Sabedoria do Politicamente Correto
(ou o caso lobato/CNE a moda de oswald)

O Conselho Nacional de Educação adverte:

Quaisquer ironias
sobre os princípios religiosos
quaisquer conceitos
mais ou menos avançados
sobre o Deus da nossa fé
re
.......puta
                  -se
de falta grave
contra todo o trabalho educacional !

Fiz o poema recortando (ou sampleando, poder-se-ia dizer) trecho do Parecer do Conselho Nacional de Educação sobre a presença de racismo na obra Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato. Li o trecho em artigo* – de valiosa leitura – de Alaor Barbosa, que rememora os mandos e desmandos históricos sobre a pessoa e a obra do criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo e da (saudosa) Editora Brasiliense, grande espírito empreendedor que popularizou o livro (passou a vende-lo em bancas de revistas) e encabeçou, nos idos anos 30, a campanha “O petróleo é nosso” (se hoje fosse, o slogan seria “O pré-sal é nosso!”), transformada em matéria literária no famoso livro O poço do Visconde e encampada como bandeira de luta pela UNE.
Outro artigo de indispensável leitura, além do já citado texto de Alaor Barbosa, é Preconceito e intolerância em Caçadas de Pedrinho - a polêmica Lobato/Conselho Nacional de Educação, de Marisa Lajolo.

Também indispensável se faz ouvir a voz de lideranças do movimento negro com respeito à questão, para tanto veja os vídeos disponíveis em Polêmica Lobato/CNE: o ponto de vista dos movimentos de negritude.


Marciano Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário