segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Chico Buarque por Viviane Foss e Marilu Martens na 3a JIOP

Terça, dia 18, quem foi à conferência de abertura da 3a JIOP teve o prazer de ouvir nossas colegas Viviane Foss (ela é estudante de Letras da UEM) e Dra. Marilu Martens de Oliveira (professora na UFTPR). A noite era dedicada a Chico Buarque, como não podia deixar de ser, visto que esta edição da JIOP tinha por tema "Chico Buarque Multimídia - literatura - teatro - música - cinema".

Inicialmente pudemos ouvir a belíssima voz de Viviane dando vida às canões de Chico Buarque voltadas ao tema da malandragem - que foi, depois, tratado pela Dra. Marilu Martens de Oliveira - querida amiga que tive a oportunidade de conhecer durante o nosso tempo de estudos do doutorado, época em que fomos colegas na pós-graduação da Unesp/Assis.

Marilu discorreu animadamente sobre a malandragem na obra de Chico Buarque de Holanda assim como sobre a malandragem do próprio polivalente e malandro Chico Buarque. Polivalente porque joga com várias mídias e artes, sendo cantautor (músico, intérprete e compositor), dramaturgo, poeta e romancista. Aliás, o tema da malandragem está em todas as artes pelas quais transita o nosso Midas nacional.
Deu o maior apoio a Dra. Marcele Aires Franceschini, colega de Departamento e de Projeto Outras Palavras, além de coordenadora da 3a JIOP juntamente comigo.


Abaixo, momentos da abertura da 3a JIOP, com o registro de alguns dos presentes, aos quais agradeço muitissimamente (e a Marcele também) a participação.


Marciano Lopes


















2 comentários:

  1. Foi maravilhoso participar deste evento, sob a batuta do prof. Marciano. As artes dialogaram intensamente, agradando a todos os participantes. Parabéns à comissão organizadora!
    Marilu

    ResponderExcluir
  2. adorei participar do evento. incrível!
    espero poder comparecer em muitos e muitos anos.
    as fotos estão lindas =]

    beijos,
    Gabriele.

    ResponderExcluir