sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ferreira Gullar homenageado em Portugal


Meu amigo Pedro Lopes Almeida sempre agitando nas terras além-mar. Segue abaixo e-mail de divulgação do evento Cidade Poética - que já deve estar acontecendo neste momento - em homenagem a Ferreira Gullar, um de meus poetas preferidos.

A 2ª sessão de poesia rumo ao projecto CIDADE POÉTICA será no próximo dia 29 - Sexta-feira -, pelas 18h30, na Galeria DIXIT, rua Miguel Bombarda, n.º 105 - Porto, com o título "Ferreira Gullar à lupa".

Este autor brasileiro, que já foi nomeado para o Prémio Nobel e recebeu recentemente a mais importante distinção dada a um escritor de língua portuguesa - o Prémio Camões -, esteve na origem do movimento Neo-Concreto da poesia brasileira, tendo-se depois dedicado a uma escrita mais interventiva socialmente, cujo exemplo maior é o seu célebre "Poema sujo".

Ferreira Gullar, "metade multidão metade solidão", é uma das vozes mais singulares da poesia contemporânea brasileira e será nesta sessão apresentado por Ana Catarina Marques, Maria Inês Castro, Pedro Lopes Almeida e Patrícia Lino (FLUP), com a projecção de um vídeo e exposição de retratos do poeta da autoria de Patrícia Lino.

Será servido um Porto de Honra no fim da sessão.

Entrada: 2 €.



POETRIA


Era pouco? era muito?
Era uma fome azul e navalha
uma vertigem de cabelos dentes
cheiros que traspassam o metal
e me impedem de viver ainda
Era pouco? Era louco,
um mergulho
no fundo de tua seda aberta em flor embaixo
onde eu
morria

("A Poesia", Dentro da noite veloz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário