quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eduardo Montagnari lança seu CD "dajabuticaba" - dias 27, 28 e 29 de novembro na UEM


O professor, ator, diretor teatral, músico e compositor Eduardo Montagnari está se despedindo da UEM e de Maringá com uma série de três shows em que estará lançando seu CD dajabuticaba (é assim mesmo que é escrito). Embora Eduardo seja mais conhecido entre nós maringaenses por seu trabalho no Teatro Universitário de Maringá (TUM), ele é antes de tudo – como gosta de lembrar – um músico. Antes mesmo de vir para Maringá e tornar-se conhecido por seu trabalho como professor e diretor teatral, ele fez parte, juntamente com cinco amigos, da banda Vapor Barato, o que ocorreu na passagem dos anos 70 para os 80 – época do movimento de música independente em São Paulo. Ocasião em que gravou um vinil no famoso Estúdio Eldorado.
O CD dajabuticaba reúne composições que Eduardo Montagnari vem aprimorando há mais de dois anos, mas que, na verdade, diz ele, “representa um trabalho de uma vida inteira”. Não afeito à rótulos, Eduardo dispensa nomear seu trabalho como MPB, preferindo designar suas composições como canções, o que de fato é bastante significativo, visto que seu trabalho de compositor resgata rirmos, melodias e temas característicos de um universo popular e muitas vezes rural. No entanto, isso é feito através de uma linguagem bastante estilizada, para não dizer refinada, pois marcada por arranjos muito bem trabalhados com vários instrumentos. Aliás, essa característica é mais desenvolvida ainda no trabalho que vem sendo feito para os shows de lançamento que ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de novembro no Teatro Oficina da UEM. Para você ter uma amostra do que vai rolar nos shows, ouça a canção título: Dajabuticaba.

Sobre as gravações e os arranjos do CD, comenta Eduardo:


“Este álbum tem a participação mais que fundamental do Rael Gimenes (arranjador e regente) e também do Paulo Machado, que foi o engenheiro de som juntamente com o Rael. Foi um trabalho super prazeroso dividido com mais de 20 artistas, entre músicos e cantores. A lista é imensa e o resultado fantástico. Com exceção de um único músico, amigo do tempo do Vapor, que colocou seu bandolim em São Paulo, o Ney, os demais músicos são de Maringá e, creio, o resultado é um documento do que é possível fazer por aqui com os nossos talentos: César no teclado, o próprio Rael na guitarra, o Paulo Machado no contra-baixo, o Beto Batera, o Júlio no acordeon, o Celso no 7 cordas, Gabriel no cavaquinho, Wilfredo no cello, Marcos no violino, Paulinho na viola, Jeffersom, Fábio, Lucas, Gedê e Taty nos sopros, Celinha, Sabrina, Flávio e Kelly no coro e tem ainda a Felícia, a Sabrina e a Rúbia cantando comigo”.

Perguntado sobre que mensagem gostaria de deixar aos leitores, Montagnari diz que ela “é o meio, quer dizer o próprio show. O gosto de cantar...”. Prazer que ele estará compartilhando conosco nas noites dos dias 27, 28 e 29 (sexta, sábado e domingo) de novembro. Ocasião em que se despedirá de Maringá cantando... bem conforme o espírito da cidade, que não deve ser canção só no nome. Não percam, portanto, o show dajabuticaba.
ATENÇÃO: no sábado, dia 28 de novembro, o show encerrará com chave de ouro a 1ª Jornada Interartes Outras Palavras, sendo gratuito para aqueles que estiverem inscritos no evento. Para saber da programação da 1a JIOP e fazer sua inscrição, acesse http://outraspalavras.arteblog.com.br/ e veja a página de descrição do blog.
marciano lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário