sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notícias de uma guerra particular - Kátia Lund & João Moreira Salles




Sinopse: O documentário de Kátia Lund e Moreira Salles retrata o cotidiano dos moradores e traficantes do morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, em Notícias de uma Guerra Particular. Resultado de dois anos de entrevistas (entre 1997 e 1998) com personagens que estão de alguma forma envolvidos ou vêem de perto a rotina do tráfico, o documentário contrapõe a todo o momento as falas de traficantes, dos policiais e dos moradores. Notícias de uma Guerra Particular traz cenas desconcertantes, como o garoto de dez anos que diz ter prazer em estar perto da morte, o policial que se orgulha em matar, e as crianças que sabem de cor os nomes das armas e suas siglas. (Fonte)



Abaixo, o filme Notícias de uma guerra particular - direção de Katia Lund e João Moreira Salles em 1998-99. Obra completa em 14 vídeos. Na sequencia, links para artigos que discutem o filme, mídia e jornalismo. Bom proveito!








































































































































Veja acima Notícias de uma guerra particular - dividido em 14 vídeos.

Para pensar criticamente o filme leia o artigo: Os aspectos jornalísticos do documentário "Notícias de uma guerra particular". O autor, Bernardo de Andrade Carvalho, é aluno de pós-graduação (Centro Universitário Jorge Amado) e também jornalista de vasta experiência, o que valoriza o texto. Sua análise privilegia aspectos técnicos do jornalismo, mas apresenta ótimas informações para quem queira se debruçar sobre o filme segundo ponto de vista dos estudos culturais.

2 comentários:

  1. Vagando nessas tantas ruas virtuais, encontrei tua porta de amante das Letras aberta - e entrei. Devo anunciar-me como um desses que diz "Oi, de casa! Trago aqui em minhas mãos a chave para dias melhores: escrevo e vendo livros!". Assim, venho te convidar para visitar o meu blog e conhecer as sinopses de meus romances, a forma de adquiri-los e, posteriormente, discuti-los. Três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
    Um grande abraço literário,

    João Bosco Maia

    ResponderExcluir
  2. Baixar o Documentário - Notícias de um Guerra Particular - Um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro - http://mcaf.ee/d5rae

    ResponderExcluir