terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Projeto de Lei prevê isenção de IR para professores


Por Agência Câmara de Notícias via Informativo Aduem n. 6 (2012)

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2607/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que concede isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre a remuneração de professores. Pela proposta, para ser beneficiado, o profissional precisa estar em efetivo exercício na rede pública de educação infantil, fundamental, média e superior.
O autor do projeto entende que cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a exercer o magistério. "Ao longo dos anos, percebemos o quanto o professor tem sido sacrificado, não só no aspecto salarial, como também na tributação de seus ganhos. Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão no desenvolvimento do País", argumenta.
O deputado cita como exemplo da importância da carreira o fato de que muitos juízes, legisladores e altos funcionários da administração pública já foram professores e usam a experiência adquirida na relação com os alunos para o desempenho de suas funções públicas.
"O magistério já é, por si mesmo, sacrificante, exigindo dedicação absoluta de quem o exerce. É justo que se dê aos profissionais dessa área um tratamento condigno", avalia Bornier.
Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-2607/2011
Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Maria Clarice Dias

Acesso:Convém ficar de olho! - http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/207791-PROJETO-PREVE-ISENCAO-DE-IR-SOBRE-REMUNERACAO-DE-PROFESSORES.html

sábado, 25 de fevereiro de 2012

¡Água-Viva! no CineSíntese - um ArtÂnima de don Leal e Giu Maranho

Achava que já tinha postado este vídeo no blog, mas parece que não... vai lá!
É uma produção dos amigos donLeal e Giuliano Maranho para um haicai meu, do meu primeiro (e imaturo) livro Torpor. Os créditos estão todos no próprio vídeo, um ArtÂnima do projeto CineSíntese, idealizado pelos caros amigos. Curtam este curtinha!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

5 haicais para um novo ano


1
 :
Calor de verão.
Um casal de lesmas
na sombra da parreira.
:
:
2
:
Som de cello.
Formigas trilhando
o rastro do rastelo.
:
:
3
:
Néctar de rosas.
Borboletas faceiras
se enlaçam formosas.
:
:
4
:
Saindo de férias.
No engarrafamento
bebo Bashô.
:
:
5
:
Na beira do cais
silêncio de algas e peixes.
Borbulham haicais.