sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ferreira Gullar homenageado em Portugal


Meu amigo Pedro Lopes Almeida sempre agitando nas terras além-mar. Segue abaixo e-mail de divulgação do evento Cidade Poética - que já deve estar acontecendo neste momento - em homenagem a Ferreira Gullar, um de meus poetas preferidos.

A 2ª sessão de poesia rumo ao projecto CIDADE POÉTICA será no próximo dia 29 - Sexta-feira -, pelas 18h30, na Galeria DIXIT, rua Miguel Bombarda, n.º 105 - Porto, com o título "Ferreira Gullar à lupa".

Este autor brasileiro, que já foi nomeado para o Prémio Nobel e recebeu recentemente a mais importante distinção dada a um escritor de língua portuguesa - o Prémio Camões -, esteve na origem do movimento Neo-Concreto da poesia brasileira, tendo-se depois dedicado a uma escrita mais interventiva socialmente, cujo exemplo maior é o seu célebre "Poema sujo".

Ferreira Gullar, "metade multidão metade solidão", é uma das vozes mais singulares da poesia contemporânea brasileira e será nesta sessão apresentado por Ana Catarina Marques, Maria Inês Castro, Pedro Lopes Almeida e Patrícia Lino (FLUP), com a projecção de um vídeo e exposição de retratos do poeta da autoria de Patrícia Lino.

Será servido um Porto de Honra no fim da sessão.

Entrada: 2 €.



POETRIA


Era pouco? era muito?
Era uma fome azul e navalha
uma vertigem de cabelos dentes
cheiros que traspassam o metal
e me impedem de viver ainda
Era pouco? Era louco,
um mergulho
no fundo de tua seda aberta em flor embaixo
onde eu
morria

("A Poesia", Dentro da noite veloz)

domingo, 24 de outubro de 2010

Viva Brasil!!! 7 de novembro na Chácara Aquarela



Apresentação do Corda Crua no Festival II Acorde Universitário
UEM 2009 - Canção: Saga e sina.


Disritmia Samba Clube interpretando O que é, o que é,
de Gonzaguinha e É hoje, de Didi e Mestrinho.

Estação Copacabana interpretando Você não entende nada,
de Caetano Veloso e Cotidiano, de Chico Buarque.


Apresentação do Dedo de Moça - composição: Vai.
Festival I Acorde Universitário - UEM - 2008.


Paulinho Schoffen (Cottonet Clube) e Luciano Blues
Composição: O último dia - de Paulinho Moska e Billy Brandão
Teatro Universitário da UEM.


VIVA BRASIL

A Festa da Celebração da Musica Brasileira!

Nossa música, nossa arte!!

Data: 07 de Novembro de 2010

Início: 15:30h

Local: Chácara Aquarela

Espaço de encontro do que há de melhor no Brasil: seus ritmos, a diversidade musical e a capacidade do brasileiro em incluir e transformar o diferente.

Nesta primeira edição, as bandas da cena de música brasileira em Maringá se reúnem em um formato especial e inédito! Dedo de Moça (samba de raiz) com Corda Crua (forró), Estação Copacabana (samba) com Cottonet-Clube (música brasileira) e Disritmia Samba Clube (samba rock) com Novo Trio (música brasileira).

Exaltando a nossa música e nossa arte! Cada artista com seu estilo contribui para esta grande Festa da Música Brasileira! Viva a nossa música! Viva a nossa arte! Viva Brasil!

Atrações:

Dedo De Moça
Corda Crua
Estação Copacabana
Cottonet-clube
Disritmia Samba Clube
Novo Trio
Dj Don Nattus

Ponto de vendas:

GENKO MIX MARINGÁ PARK

BADULAQUE ESTUDIO BAR

44-9998-7066-Bruno
44-8801-7945-Fábio
44-8836-2240-Pedro
44 -9945-8746- Amanda
44-9826-0505-Juliana
44-8437-3234 Victor
44-8827-7800- Si Gomes
44-8819-6794-Rayana
44-9936-7727-Liah
44-99932024-Mari
44-88455742-Guapo

sábado, 23 de outubro de 2010

Momentos "No Meio do Caminho": Happy Hour 2003


Da esquerda para a direita: Ivan Téo, Sansão,
Giu Maranho e donLeal.

Nívea Martins e Simone Tom

donLeal e Ivan Téo (no violão)

Da esquerda para a direita: Ivan Téo, Sansão,
Giu Maranho e donLeal.

Cartaz do Happy Hour


Nas fotos acima, Sílvia Sato e Oberdan Leonel sendo premiados com livros sorteados no I Happy Hour No Meio do Caminho - realizado na Aduem (Associação dos Docentes da Universidadade Estadual de Maringá) em 8 de novembro de 2003.
Ao meu lado, Caetano Medeiros, idealizador e webdesigner do nosso desativado site Revista No Meio do Caminho.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DICAS PARA UMA ÓTIMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



Karla Morelli*


Para se fazer uma ótima contação de histórias é necessário que haja muita criatividade e que não se tenha a maldita da pressa, esta que é a principal, senão for a única, suspeita por acabar e ser inimiga da perfeitissíma perfeição. Aliás, quem tem pressa come cru.
Para que aconteça uma ótima contação, tem que se escolher um bom livro, que desperte o interesse de quem vai contar e de quem vai ouvir a história. E se, no meio da contação, você se perder, não se preocupe, caro leitor, é pra isso mesmo que existe o improviso, nem todos tem a habilidade de usá-lo, mas ele é um pobre coitado, pois muitas vezes, quando entra na história, o ouvinte nem o percebe. O improviso, quando é muito bem utilizado é um dos principais recursos, se não for o principal, para a conclusão e a finalização da bendita contação de histórias. O ideal é que ele não transpareça na sua apresentação, pois se resolver transparecer, já não é mais considerado como um improviso, mas como uma péssima atuação do contador.
Sabe, meu caro leitor, fazer uma ótima contação de histórias não é fácil não, dá muito trabalho, pois o método para contar histórias exige tempo e já se inicia no momento em que você escolhe um livro para apresentar; mas, afinal, o que realmente deve-se escolher? Pois as escolhas são extremamente difíceis, decisivas e pessoais; o que eu gosto, não é necessariamente o que você pode e deve gostar e isso muitas vezes gera o conflito.
Desculpe-me a dispersão, caro leitor, voltemos ao método para uma ótima contação. Após a escolha de um livro, o próximo passo é que a história dever ser obrigatoriamente adaptada, pois imagine se você fizer uma contação e ficar preso nas linhas do livro, isso poderá ser fatal, pois se você se perder no texto, poderá até tentar improvisar, mas preso na narrativa, jamais conseguirá voltar à contação – e uma palavra esquecida é o assassinato da narrativa.
Após adaptar a história e ensaiá-la quantas vezes for preciso (o ensaio pode ser individual, na frente de um espelho, ou apresentado para pessoas fiéis a você, que digam a verdade sobre o que estão ouvindo e vendo, se realmente a contação foi boa ou péssima) é necessário criar o seu próprio figurino, o mais indicado é que seja: calça, camisa/camiseta e calçados pretos – pois não é você que tem que chamar a atenção do público e sim a história que será apresentada - e seu estilo próprio para narrar.**
Preparado para desempenhar a contação, com a história escolhida já adaptada, ensaiada e memorizada, com um figurino ideal, e com seu estilo próprio de narrar, você pode marcar o dia e o local para realizá-la. Ah, só mais um detalhe, se você quiser, pode utilizar bonecos, objetos, trilha sonora, etc... Estes recursos vão da criatividade de cada um.
Agora é só apresentar a história e se preparar para as críticas e elogios que irão vir.
___________________
* Estudante de letras na UEM e contadora de histórias. Contato: karlamorelli@hotmail.com – Texto feito para a disciplina de Literatura e Ensino, ministrada por mim ano passado.
** Vejam a foto, com a autora em ação contando histórias para crianças carentes de Mandaguari/PR.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sansão no IV Sarau Outras Palavras

Sansão cantando sua composição Headache's Blues durante o IV Sarau Outras Palavras, dia 7 de outubro de 2010, no Bar Coração Brasileiro. Evento que encerrou a 2a Jornada Interartes Outras Palavras (2a JIOP).

domingo, 17 de outubro de 2010

Lu Galetti no IV Sarau Outras Palavras


Lu Galetti cantando no IV Sarau Outras Palavras, dia 7 de outubro de 2010, no Bar Coração Brasileiro. Evento que encerrou a 2a Jornada Interartes Outras Palavras (2a JIOP). Infelizmente, por razão de força maior, a pessoa que faria as fotos e filmaria o show não pode ir, de modo que ficamos apenas com este vídeo e o anterior, feitos por Celina Gorete da Silva, nossa salvadora (valeu Celina!).

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

2ª JIOP INSCRIÇÕES PRORROGADAS

2ª JORNADA INTERARTES OUTRAS PALAVRAS

DIA 07 DE OUTUBRO DE 2010

TEMA: FRANZ KAFKA E A LITERATURA FANTÁSTICA

INSCRIÇÕES ATÉ 5 DE OUTUBRO


Para ver a programação completa e fazer a sua inscrição, clique aqui.